sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que será de nossas crianças se não puderem mais sonhar?

“Toda criança tem de ser bem protegida, contra os rigores do tempo, contra os rigores da vida”.
“Não apenas aqueles que a lei assegura, mas também os que só muita liberdade, brincadeira e alegria podem garantir: direito a correr na beira do mar, a ver uma estrela cadente, filme que tenha robô, ganhar um lindo presente, ouvir histórias do avô”.
Ruth Rocha, escritora
***
Meu minuto de silêncio, gesto isolado, mas honesto
Eu me coloco no lugar dessas mães e fica impossível não sentir doer o coração
Não voltar os olhos à Deus e perguntar a razão
***
Num dia como o de ontem( quinta-feira, 7de abril ), que ficará marcado para sempre na história da cidade do Rio de Janeiroe que, assim como em outras localidades do mundo, será referenciado como uma negativa à violência gratuita praticada por jovens da sociedade contemporânea, acho que devemos repensar os Direitos das nossas Crianças.
Todas as crianças têm direito a um nome, a uma casa, a comida e estudo. Principalmente, elas tem direito ao amor e proteção, elas também têm direito a ouvir histórias, andar na chuva e brincar de adivinhação, afinal, a infância é o tempo em que começamos a perceber o tamanho do mundo e descobrir quem somos. Elas tem direito de VIVER !  

É lamentável saber que no dia 07 de abril de 2011 vidas de 12 crianças, jovens estudantes a princípio de bem como fora um dia seu algoz, com um futuro desconhecido mas recheado de sonhos, perderam-se no encontro surpresa com a ira, descontentamento, revolta, premeditação e vazio de sentimentos nobres ou amáveis dum rapaz qualquer…

Esperamos, que, a partir das cenas da tragédia de Realengo para figurarem entre os crimes hediondos praticados por jovens em escolas ao redor do globo (nitidamente semelhante à Columbine, EUA) fique a lição do quanto podemos estar – sociedade civil organizada, pais e educadores – falhando em relação a educação, valores e cuidados junto a nossos filhos.
Quais são as origens de tamanha barbárie nestes casos? A falta dos pais e responsáveis, a “simples e justificável” coerência do indivíduo portador duma psicopatia, a aceitação dos reflexos de desamor, indiferença ou bullying que possam ter tornado este delinquente em quem conhecemos hoje?! 

O Rio chora a morte de suas crianças atacadas pelas mãos que apontam suas balas.
O que estava naquela cabeça, nunca saberemos,mas a intenção era clara: matar.
Que sinais ele deu antes?Por que crianças da antiga escola?Não há carta que explique.Estamos perplexos diante dos fatos.
Que providencias serão tomadas,agora que essa é uma possibilidade de ataque real?De onde vem esse desejo de matar?Agora, famílias têm que chorar seus pequenos mortos.Um passado de solidão justifica o ato?
Ilana Casoy, doutora em criminologia,diz que se deve investigar a vida desse assassino naquela escola.Bulling?Armas, boa pontaria e alvos inocentes nas mãos e olhos de um transtornado,que deseja ser alguém em cima de uma tragédia.
Columbine, Pensilvânia, Virginia, Alemanha, China e Escócia também foram palco de tragédias semelhantes se, o Brasil, pela primeira vez, participa desse espetáculo lamentável.Ações  preventivas terão que ser tomadas. Quais? Foram 13 homicídios e 18 tentativas, em algumas horas.
O quê fazer agora? 
QUEREMOS PAZ!



“Jesus disse: Eu vim para que tenham vida, e vida abundante” - João 10.10.



Um comentário:

  1. Realmente temos que fazer muita oração nesse momento de luto no nosso Brasil.
    Que Deus possa confortar os corações das familias que ficaram, e Que possamos lutar pelo futuro das nossas crianças com muita paz, amos e carinho!

    ResponderExcluir